|
Para esta página foram selecionados sites e livros que apresentam e discutem - através de artigos, entrevistas, biografias, matérias informativas, notícias - as idéias de alguns dos principais pensadores da Educação, do Brasil e do Mundo, em várias épocas. Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. (Nietszche) |
Links | ![]() |
A evolução do pensamento pedagógico Quadro que situa historicamente, os educadores representantes do pensamento pedagógico na idade antiga, média, moderna e contemporânea. http://revistaescola.abril.com.br/pensadores/Arvore.html Grandes Mestres Examina o pensamento e a obra de educadores cujas idéias exerceram influência na educação. Dentre eles: Rousseau, Herbart, Pestalozzi, Dewey, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire. http://www.centrorefeducacional.com.br/mestres.html História das idéias pedagógicas Comentário sobre o livro de Moacir Gadotti que resgata as fontes inspiradoras do pensamento pedagógico no oriente e no ocidente. http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=456 Desafios para a era do conhecimento Texto de Moacir Gadotti que traz elementos para um debate sobre as perspectivas atuais da educação. Faz um balanço sobre práticas e teorias educacionais que atravessaram os tempos, que marcaram o passado, caracterizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro. http://www.estadao.com.br/ext/educacao/desafio.htm Os novos pensadores da educação Apresenta um pouco do trabalho intelectual proposto por pesquisadores que vêm se dedicando a buscar caminhos para adaptar a realidade escolar aos novos tempos. Entre eles: Morin, Coll, Nóvoa, Hernandez, Toro, Perrenoud. http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/repcapa.htm Anísio Teixeira Páginas que trazem depoimentos, artigos, biblioteca virtual, biografia e principais idéias do educador que d eixou profundas marcas em nossa educação, a partir da década de 30 e foi um dos principais articuladores da Escola Nova. http://www.prossiga.br/anisioteixeira/ http://revistaescola.abril.com.br/ edicoes/0178/aberto/pensadores.shtml http://novaescola.abril.com.br/ed/ 114_ago98/html/historiaeducacao.htm Alexander Neill Principais idéias do educador escocês fundador da Summerhill School, na Inglaterra, que defendia o fim da hierarquia e da rigidez como forma de educar indivíduos livres e criativos. http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp? RegSel=104&Pagina=4#materia Antonio Nóvoa Entrevistas com um dos maiores especialistas mundiais em formação de professores, o português Antonio Nóvoa. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=012 http://novaescola.abril.com.br/ed/ 142_mai01/html/fala_mestre.htm Antonio Zabala Entrevista com o educador espanhol que apresenta e defende algumas idéias sobre avaliação. http://novaescola.abril.uol.com.br/ ed/138_dez00/html/zabala.doc Bernard Charlot Entrevista com o professor de Ciências da Educação da Universidade de Paris que dedica-se ao estudo das relações dos alunos das classes populares com o saber escolar. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=006 Bernardo Toro Entrevista com o filósofo e educador colombiano que fala sobre os caminhos para a escola ensinar o convívio democrático, cuja base é a tolerância e dá sugestões práticas de como atingir esse objetivo na sala de aula. http://novaescola.abril.com.br/ed/ 149_fev02/html/fala_mestre.htm Celestin Freinet Apresenta marcos da trajetória do pedagogo francês defensor de uma escola ativa e cooperativa. http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp? RegSel=11&Pagina=1#materia César Coll Apresenta a palestra proferida em videoconferência para a Rede do Saber. Faz algumas considerações sobre as relações entre Comunidades de Aprendizagem e educação escolar e até que ponto elas poderão conter elementos que ajudem a melhorar e transformar o sistema escolar atual. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=011 http://novaescola.abril.com.br/ed/ 154_ago02/html/repcapa_qdo_coll.htm Charles Hadji Entrevista com o educador francês que aborda questões referentes à avaliação formativa. http://novaescola.abril.uol.com.br/ ed/138_dez00/html/hadji.doc Edgard Morin Traz informações sobre as idéias do estudioso francês pai da teoria da complexidade que defende a interligação de todos os conhecimentos, combate o reducionismo instalado em nossa sociedade e valoriza o complexo. http://novaescola.abril.com.br/ed/ 154_ago02/html/repcapa_qdo_morin.htm Emília Ferreiro O texto aborda as contribuições das pesquisadoras Ferreiro e Teberosky com relação à alfabetização e também esclarece noções e termos usados dentro do referencial construtivista. A entrevista traz a preocupação com a aplicação em sala de aula d a proposta construtivista de alfabetização. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_a.php?t=001 http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp? RegSel=13&Pagina=1#materia Fernando Azevedo Biografia e informações sobre o educador, ensaísta e sociólogo brasileiro Fernando Azevedo, principal introdutor das concepções do sociólogo francês Émile Durkheim no Brasil. Ajudou a colocar a educação como prioridade na agenda nacional. http://www.crefal.edu.mx/biblioteca_digital/enlaces/ educadores_latinoamericanos/brasil/fernando_azevedo.htm Fernando Hernández Apresenta resumidamente, a principal proposta do educador espanhol baseada nas idéias de John Dewey, ou seja a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. http://novaescola.abril.com.br/ed/ 154_ago02/html/repcapa_qdo_hernandez.htm Henri Wallon Texto de Izabel Galvão que aponta as contribuições da obra de Wallon ao pensamento pedagógico, oferecendo subsídios para os educadores compreenderem e refletirem sobre sua relação com seus alunos e a organização do trabalho em sala de aula. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=009 Howard Gardner O texto apresenta as principais idéias do psicólogo e pesquisador americano defensor da teoria das inteligências múltiplas. http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp? RegSel=15&Pagina=1#materia Jean Jacques Rousseau Idéias de Rousseau, defensor de uma educação naturalista, que influenciaram diferentes correntes pedagógicas, principalmente as tendências não diretivas, no século XX. http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp? RegSel=26&Pagina=1#materia Jean Piaget No 1º link, texto de Lino de Macedo, pode-se conhecer um pouco as características dos estágios de desenvolvimento, propostos por Piaget, relacionados ao período pré-escolar. Além disso, o autor indica questões importantes para uma possível aplicação da teoria piagetiana na pedagogia. No 2º link, o texto discorre sobre a não existência de conhecimentos resultantes de um registo simples de observações, sem uma estruturação devida às atividades do sujeito. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=004 http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ opombo/traducoes/piaget.htm João Pestalozzi Apresenta a contribuição do educador suíço para o pensamento pedagógico no que se refere aos princípios educacionais e o desenvolvimento da educação pública. http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp? RegSel=28&Pagina=1#materia Johann Herbart Traz as principais idéias do pensador alemão que defendeu uma ação pedagógica orientada por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina. http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp? RegSel=29&Pagina=1#materia John Dewey Traz informações sobre um dos mais influentes pensadores na área da educação contemporânea que inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar o pragmatismo e a democracia como importantes ingredientes da educação. Posicionou-se a favor do conceito de Escola Ativa , na qual o aluno deve ter iniciativa, originalidade e agir de forma cooperativa. http://www.planetaeducacao.com.br/ new/colunas2.asp?id=447 http://novaescola.abril.com.br/ed/ 159_fev03/html/pensadores.htm Lourenço Filho Apresenta um dos educadores responsáveis pela revolução modernizadora ocorrida na educação brasileira a partir do final do século 20. Idealizador do movimento da Escola Nova, ao lado de Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo. Teve intensa atividade teórica e administrativa, sempre ligado à democratização e à profissionalização do ensino. http://novaescola.abril.com.br/ed/ 167_nov03/html/pensadores.htm Maria Montessori Informações sobre a visão pedagógica da médica e educadora italiana e também, sobre o Material Dourado que destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm http://novaescola.abril.com.br/ed/ 164_ago03/html/pensadores.htm Ovide Decroly Apresenta o pensamento pedagógico do educador cuja obra educacional destaca-se pelo valor que colocou nas condições do desenvolvimento infantil, no caráter global da atividade da criança, na função de globalização do ensino e na metodologia baseada no interesse na auto-avaliação. http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp? RegSel=30&Pagina=1#materia Paulo Freire Traz uma série de informações sobre a vida e a obra do educador brasileiro que marcou a história da educação pela sua visão de mundo e pelos seus ensinamentos. Pôs em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a libertação. http://www.paulofreire.org/Paulo_Freire/pf_.htm http://novaescola.abril.com.br/especiais/ paulo_freire/paulo_freire.htm Philippe Perrenoud Entrevista com o sociólogo suíço e especialista em práticas pedagógicas, autor do livro Dez Novas Competências para ensinar. http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/ 135_set00/html/perre_portugues.DOC Pierre Levy O filósofo francês, um dos maiores estudiosos da concepção de sistemas de informação inteligentes, apresenta suas idéias sobre a importância da Internet, a evolução do homem, inteligência coletiva e estágios da comunicação. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001 http://www.novae.inf.br/nomes/pierrelevy.htm http://www.escolanet.com.br/levy/links.html Rudolf Steiner Informações sobre o filósofo austríaco criador da Pedagogia Waldorf que parte de uma concepção holística do homem, orientadada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo, fundamentados na Antroposofia. http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp? RegSel=31&Pagina=1#materia Vygotsky O Texto apresenta importantes argumentos da teoria de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo conceitos que ajudam a refletir sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=003 Yves de Em http://www.educacional.com.br/ entrevistas/entrevista0091.asp http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=005 |
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Livros | ![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus comentários e dê sua opinião.Isto me ajudará a melhorar sempre. Obrigada.