Olá, seja muito bem vindo ao meu Blog.

Eu Sou Janet.
Reservei este espaço para mostrar algumas coisas de meu interesse. Espero que você, visitante, também goste.
Os posts que não são de minha autoria estão com os créditos e a fonte.
Obrigada pela visita e volte sempre.




sábado, 23 de julho de 2011

Filosofia Mística


Mensagem para o Grupo Espírita Fé e Caridade

CONHECIMENTO DE SI MESMO

Por: Janete Pinto


 Santo Agostinho fala sobre: “Conhecer-te a ti mesmo”

Fonte: O Livro dos Espíritos - Cap. XII - Perfeição Moral - Item V.

*  Qual é o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastão que a maldade nos tenta impor todos os dias?

Resposta de Sto. Agostinho: Um sábio da Antigüidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”.

*  Compreendemos toda a sabedoria dessa máxima, mas a dificuldade está precisamente em se conhecer a si próprio. Qual o meio de chegar a isso?
Resposta de Sto. Agostinho: “Façam como eu fazia quando vivi na terra. No fim de cada dia interrogava a minha consciência, revisava tudo o que havia feito e me perguntava a mim mesmo se não tinha faltado com o cumprimento dos meus deveres, se ninguém tinha motivos para se queixar de mim. Foi assim que cheguei a me conhecer e ver o que em mim, necessitava de reforma”.

<>Sto. Agostinho continuou: Se todas as noites, ao final de um dia de trabalho e de luta pela vida, aqui na Terra, nós nos interrogássemos, firmemente, sobre todas as ações que tomamos durante cada dia, se elas foram boas e corretas, ou foram más e inadequadas, pedindo a Deus e ao nosso Anjo Guardião que ajudassem-nos a esclarecer nossas dúvidas, sobre os nossos atos, nós adquiriríamos um grande força para nos aperfeiçoar, pois Santo Agostinho nos garante:  Deus assiste ao filho que procura com sinceridade o seu próprio aperfeiçoamento!

Ele (Sto. Agostinho) nos incentiva a fazermos perguntas, à nossa consciência, do  tipo:
  * com que objetivo agimos  em determinada circunstância?
  * fizemos alguma coisa que censuraríamos  nos outros?
  * praticamos uma ação de teríamos vergonha de confessar?
  * se Deus nos chamasse naquela noite, para o mundo dos Espíritos, e ao entrarmos nele, onde nada é oculto, nós teríamos medo de olhar para alguém?
  * fizemos alguma coisa errada contra alguém? Contra Deus? Contra nós mesmos?

<>As respostas a essas perguntas podem ser motivo de consciência tranqüila ou indicarão os males em nós, que devem ser curados! !
<>Portanto, o conhecimento de nós mesmos é a chave do nosso melhoramento! !
Mas podemos então fazer novas perguntas, segundo Sto. Agostinho: Como julgar nós mesmos? O nosso amor próprio não nos ilude e atenua as nossas faltas, tornando-as desculpáveis? Como exemplo,  sabemos que o avarento se julga econômico, o orgulhoso se julga tão somente cheio de virtudes, o cruel se julga disciplinador e assim por diante.

<>    Tudo isso é certo diz Sto. Agostinho, mas vocês têm um meio de controlar isso para não se enganarem a si próprios. E ele nos ensina que quando estivermos indecisos, quanto ao valor de uma de nossas atitudes, devemos perguntar novamente a nossa consciência, como nós qualificaríamos, estas atitudes, se elas fossem praticadas por outra pessoa. Se nós não admitirmos aquelas atitudes como certas nos outros, certamente não eram legitimas e corretas em nós!
    A justiça de Deus não usa duas medidas, uma que serve para nós, mas não serve para os outros! Na justiça humana, muito falha e às vezes tendenciosa, isto pode acontecer e até ocorre muitas vezes, mas na Justiça Divina jamais.
    Sto. Agostinho também nos alerta que não devemos negligenciar a opinião dos outros e principalmente dos nossos inimigos. Porque eles nunca disfarçam a verdade e geralmente Deus nos coloca ao lado de nossos inimigos para servirem de um espelho de advertência, com muito mais franqueza do que faria um amigo.
    Aquele, pois que tem realmente à vontade de se melhorar, que explore com muita firmeza a sua consciência e arranque suas más tendências de seu interior, como o jardineiro arranca as ervas daninhas do seu jardim! Que faça sempre um balanço de sua vida moral, como um comerciante ou industrial faz o balanço financeiro do seu negócio, para saber se está indo bem, ou se vai abrir falência mais para frente e aí vai ser tarde demais.
    Se ao fim de uma jornada de vida, pudermos garantir que ela foi boa, sem enganarmos a nós mesmos, poderemos dormir em paz à noite do túmulo e esperar sem temor, o despertar de uma nova e melhor vida.
    Devemos  pois, sempre fazer perguntas claras e precisas e não ficar multiplicando elas até encontrar respostas que nos satisfaçam, fazendo-nos chegar a falsas conclusões, para aliviar nossa consciência.
    Sto. Agostinho nos diz que nós costumamos afirmar que o presente é conhecido e é o que interessa, e que o futuro é incerto, mas mesmo assim costumamos trabalhar duro para um dia podermos ficar mais tranqüilos. No final quando chegamos a esse futuro (velhice), poucos dias de repouso realmente desfrutamos, porque geralmente chegamos a ele cansados, com enfermidades e às vezes até destruídos pelas decepções. Mas mesmo assim continuamos lutando! Então ele nos pergunta se isso vale a pena, porque não vale a pena também trabalhar alguns minutos por dia para livrar as nossas mentes de nossos erros e assim atingirmos a verdadeira felicidade eterna?? Esse esforço rende muito mais para o verdadeiro futuro, o futuro de outras vidas! !
    Foi com esse propósito que Sto. Agostinho e os Espíritos da Verdade, ditaram o Livro dos Espíritos! Para destruir em nossas mentes os pensamentos e conseqüentes atitudes erradas, como a do tipo “o que interessa é o presente e não o futuro, pois ele é incerto” ou “A vida é uma só, portanto vamos aproveitá-la o máximo possível”, etc. etc ...  pois na realidade isso é sempre colheita de dores sem fim! ! !
   
    CONCLUSÃO: Muito do que fazemos de  errado nem percebemos. Se conseguirmos seguir estes conselhos de Sto. Agostinho, descobriremos quantas vezes falimos porque não estudamos firmemente as reais intenções de nossas atitudes e atos. A verdade é que nunca nós julgamos a nós mesmos como costumamos julgar os outros, daí sempre concluirmos que o mundo todo está errado, menos nós, e que a mudança do mundo para melhor vai ter sempre que começar nos outros e não em nós! !

Mas se todos nós, praticarmos este sistema de interrogar firmemente a nossa consciência, que não permite alternativas para nos enganarmos, pois exige respostas categóricas de sim ou não, o mundo muda para melhor rapidamente... Vamos eliminar o mal do mundo, na fonte onde ele nasce, ou seja, em nossas mentes! !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários e dê sua opinião.Isto me ajudará a melhorar sempre. Obrigada.