Olá, seja muito bem vindo ao meu Blog.

Eu Sou Janet.
Reservei este espaço para mostrar algumas coisas de meu interesse. Espero que você, visitante, também goste.
Os posts que não são de minha autoria estão com os créditos e a fonte.
Obrigada pela visita e volte sempre.




terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aquecimento do planeta

Todos nós sabemos da necessidade de cuidarmos do meio ambiente. Em toda parte vemos notícias sobre a degradação da natureza e o que devemos fazer para salvar o nosso planeta. 

Muitos podem pensar que as ações para que isto aconteça devem partir dos órgãos governamentais porque são coisas grandiosas para serem feitas por indivíduos isoladamente. Quem pensa assim, pode estar certo que está enganado, pois atitudes bem simples, no dia a dia, podem contribuir e muito para salvar o planeta. Afinal, se cada um pensar em fazer a sua parte, um pouquinho que seja, juntos seremos fortes, não é assim?

É bem verdade que os governos também têm sua parcela de responsabilidade e não é pequena, mas cada indivíduo pode e deve dar a sua contribuição.

Falando de Brasil, vemos que em algumas cidades o cuidado das pessoas é bastante grande, em coisas bem simples, eu diria, como não jogar lixo nas ruas (para não entupir os bueiros que mais tarde vão ocasionar alagamentos e enchentes), a prática da coleta seletiva nas escolas, empresas e até em casa e sentir-se (co) responsável por manter limpo os ambientes públicos. Não quero dizer com isto que o indivíduo teria que fazer o trabalho que não é dele, mas apenas se preocupar em não sujar e deixar pra lá, porque não é problema seu.

Infelizmente, se em alguns estados e cidades brasileiras a sociedade já evoluiu, noutros a cultura do "isto não é problema meu" ainda está vigente. Conheço cidades muito bonitas mas que, pela ignorância de seus moradores, comerciantes e pedestres por onde se passa vê-se um rastro de sujeira pelas calçadas e ruas. É uma pena! 

Ainda bem que, na outra ponta temos pessoas preocupadas em buscar novas soluções para este velho problema, o do meio ambiente.

Abaixo apresento uma matéria sobre Aquecimento global, trazida por Tiago Bertoldo, publicada recentemente em uma revista de grande circulação no Brasil.




Ajude a reverter o aquecimento global: Pinte seu telhado de branco   
  
Agir, mudar, transformar e fazer a diferença. Esse é o objetivo da ”One Degree Less – White Roofs Initiatives for 100 Cities”, campanha criada pela ONG Green Building Council Brasil para ajudar a baixar a temperatura do planeta em um grau. A idéia é incentivar a pintura de telhados das grandes cidades e adiar o efeito de aquecimento global até que as nações façam um acordo internacional contra as mudanças climáticas.
Para continuar a incentivar a população a pintar de branco telhados, lajes e coberturas e diminuir a temperatura do planeta, o GBC Brasil, em parceria com a Moma Propaganda, lança a segunda fase da campanha, com participação especial de personalidades.
A consultora de moda Costanza Pascolato, as atrizes Cristiane Torloni e Fernanda Paes Leme, a modelo Caroline Bittencourt, o cantor Toni Garrido, o ex-jogador de futebol Raí e a atleta Fernanda Murer são também os novos apoiadores da iniciativa e estão à frente dessa ação. Com o slogan “Ajude a parar o aquecimento global. Pinte seu telhado de branco”, a campanha de mídia impressa consiste em fotos individuais dos famosos fazendo um sinal de Pare, e estréia no próximo mês.
“Queremos fazer os cidadãos pensarem sobre o problema e perceberem que não é possível ficar parado e que é necessário agir. Cientistas falam sobre aquecimento do Oceano Atlântico sul há mais de uma década, mas somente agora estamos começando a ver tragédias, como recentemente no Rio de Janeiro. Se quisermos deixar um mundo melhor para nossos filhos, esse é o momento de fazer alguma coisa”, destaca Thassanee Wanick, fundadora do GBC Brasil e criadora do One Degree Less.
A realização de todas as etapas da campanha foi feita pró-bono, em parceria com pessoas e empresas preocupadas e engajadas com questões ambientais. Desde a participação das celebridades, passando pela agência e maquiadores, até o reconhecido fotógrafo Mauricio Nahas, que cedeu seu estúdio em São Paulo para realizar as sessões de fotos. A veiculação da campanha também será pró-bono.
                                                                                                                       
Solução e simples, barata e fácil de fazer
Para ajudar a combater o aquecimento global, basta pintar os telhados das casas, lajes e galpões de branco. Hoje já existem no mercado tintas e materiais autolimpantes que facilitam a manutenção e evitam que as superfícies precisem ser pintadas novamente por muitos anos.
Segundo o laboratório norte-americano Lawrence Berkeley, apoiador da campanha,  ao pintar  as superfícies  das construções com material claro é possível diminuir os efeitos da incidência solar. “Estima-se que para cada 100 m2 de cobertura pintada com cor branca são compensadas 10 toneladas de emissão de CO2 por ano, um resultado maior do que se pode imaginar” destaca Thassanee. Como efeito de comparação, uma típica casa emite aproximadamente, por ano, as mesmas 10 toneladas de CO2.
A campanha One Degree Less permite ainda a criação de empregos, já que pintores poderão se especializar na prática. A ação também envolve o estímulo aos chamados telhados verdes. Baixo custo e eficiência caracterizam esta iniciativa para combater o aquecimento global.
Desde que foi lançada, em 2009, a campanha já conseguiu estimular a pintura de mais de 450 mil m2, o que equivale a retirada de 45 mil carros de circulação ou 45 mil tonelados de carbono.

Benefícios dos telhados brancos:
·  Diminuição das ilhas de calor de prédios e casas;
·  Diminuição da emissão de CO2.
·  Ajuda a refletir raio solar de volta para espaço;
·  Fácil aplicação e pouca manutenção;
·  Resultado imediato e alto impacto;
·  Reduz custo de ar condicionado e ventilador;
·  Ação eficiente no combate ao aquecimento global.

ESTA É UM CAMPANHA DA  ”One Degree Less – White Roofs Initiatives for 100 Cities”, campanha criada pela ONG Green Building Council Brasil 

Texto recebido de Tiago Bertoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários e dê sua opinião.Isto me ajudará a melhorar sempre. Obrigada.