Olá, seja muito bem vindo ao meu Blog.

Eu Sou Janet.
Reservei este espaço para mostrar algumas coisas de meu interesse. Espero que você, visitante, também goste.
Os posts que não são de minha autoria estão com os créditos e a fonte.
Obrigada pela visita e volte sempre.




quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Hiperatividade


Você sabe o que é isto?
.


O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um síndrome neurobiológico. Os sintomas principais são a atividade motora excessiva e o déficit de atenção(no entanto existe também o Distúrbio do déficit de atenção sem hiperatividade). O transtorno nasce com o indivíduo e já aparece na primeira infância, quase sempre acompanhando o indivíduo por toda a sua vida.


Características

O transtorno se caracteriza por sinais claros e repetitivos de desatenção, inquietude e impulsividade, mesmo quando o paciente tenta não mostrá-lo. Existem vários graus de manifestação do TDAH, que recebe às vezes o nome DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) ou SDA (Síndrome do Déficit de Atenção). 
....................................
A criança com Déficit de Atenção muitas vezes se sente isolada e segregada dos colegas, mas não entende por que é tão diferente. Fica perturbada com suas próprias incapacidades. Sem conseguir concluir as tarefas normais de uma criança na escola, no playground ou em casa, a criança hiperativa pode sofrer de estresse, tristeza e baixa auto-estima.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre



HIPERATIVIDADE INFANTIL:  Sintomas, diretrizes alimentares, recomendações gerais

Os sintomas da criança hiperativa aparecem, no máximo, até os sete anos.

SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE NA CRIANÇA

Dificuldade de organizar tarefas
Descuido nas tarefas escolares ou em outras atividades
Não consegue enxergar detalhes
Dificuldade em se concentrar em tarefas ou brincadeiras
Parece não ouvir o que lhe dizem
Reluta em iniciar tarefa que exige grande esforço mental
Perde com freqüência objetos de uso diário, como material escolar e brinquedos
Distrai-se facilmente
Inquietação constante
Fala o tempo todo, começa a responder perguntas que ainda não foram completadas
Tem dificuldade de esperar sua vez em jogos ou situações em grupo, interrompe a conversa dos outros
PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS

Estabelecer limites
Repetir a mesma instrução várias vezes sem perder a paciência
Elogiar o que a criança faz corretamente
Não encher o quarto de bichos de pelúcia nem de quadros nas paredes
Limitar o número de brinquedos disponíveis para evitar distração
Prefira copos e pratos de plástico e evite encher a sala de bibelôs ou vasos de vidro, pois quase todo hiperativo tem problema de coordenação motora
Na sala de aula, o hiperativo deve sentar-se longe da janela, de preferência nas primeiras fileiras, para diminuir as distrações
ALGUMAS DAS CAUSAS INCLUEM:

Alergia ao leite, trigo, chocolate, fermento, aditivos alimentares, laranjas e antibióticos.
Intoxicação por chumbo pode ser um fator significativo.
Comer muito açúcar ou alimentos açucarados, fumar durante a gestação, privação de oxigênio ao nascer.
Aditivos artificiais, conservantes e alimentos que contenham salicilatos, entre outros aditivos alimentares.
Dieta baixa em proteínas.
Problemas emocionais e inadequada, incoerente ou ineficaz disciplina em casa. Criança hiperativa muitas vezes controla a situação em casa mais do que os pais.
Porque os pais estão dando muitas permissões, a criança que podem encontrar seu caminho para dominar e tornar-se incontrolável.
Quando crianças com este problema ingressam na escola, por vezes, tentam usar seu temperamento para controlar seu novo ambiente.
Crianças hiperativas muitas vezes têm dificuldades de aprendizagem.
Determinados tipos de lâmpadas fluorescentes são estimulantes.
Televisão, jogos competitivos, violentos e as deficiências nutricionais são fatores importantes para uma super estimulação.
As mães que fumam têm mais probabilidades de dar à luz a crianças hiperativas.
Crianças a partir dos lares desfeitos estão mais propensas a ter este problema.

TRATAMENTOS NATURAIS  - DIRETRIZES ALIMENTARES

A  criança precisa de uma dieta nutritiva. Isto é importante.
Localize e elimine as alergias alimentares.
·        Evite todos os alimentos que contenham salicilatos.
·        Os salicilatos muitas vezes têm implicação na hiperatividade. É mais difícil eliminá-los da dieta; ocorrem naturalmente além de serem usados como aditivos. Uma série de frutas e hortaliças conhecidas contêm salicilatos, inclusive amêndoa, maçã, damasco, banana, cereja, uva, limão, melão, nectarina, laranja, pêssego, ameixa, ameixa-seca, passa, framboesa, pepino, ervilha, pimentão-verde, pimenta-malagueta, picles e tomate.
·        Leia os rótulos cuidadosamente e elimine alimentos processados que contenham corantes, flavorizantes, adoçantes e conservantes, relacionados comumente como benzoatos, nitratos e sulfitos. Os aditivos de alimentos comuns também incluem silicato de cálcio, BHT, BHA, peróxido de benzoíla. emulsificantes, espessantes, estabilizantes, gomas vegetais e amido.
·        Segundo um estudo citado no periódico Pediatrics, mais de 50% das crianças hiperativas demonstraram menos problemas comportamentais e tiveram menos problemas de sono quando seguiram uma dieta restrita. A dieta ideal não continha aditivos artificiais e químicos, chocolate, glutamato monossódico, conservantes e cafeína.
·         Alimentos que irritam o estômago ou inflamam os nervos devem ser retirados da dieta da criança. Evite todo o açúcar refinado, frituras e alimentos sem valor. Isto inclui refrigerantes. Eliminar alimentos artificiais, corantes e conservantes. Não tente apenas mudar a dieta parcialmente. Será mais fácil para a criança aceitar o novo regime se a mãe (e, esperamos, o pai) também participe dele.
·        Não deixe que a criança se exponha ao chumbo. As fontes mais comuns de exposição ao chumbo são tinta à base de chumbo, água potável e cerâmica mal esmaltada
·        Os pais devem aprender a controlar a situação, através da formação da criança à obediência e auto-controle. Isto é fundamental. Ensine a criança a obedecer-lhe e aprender a controlar-se.
·        Tenha uma hora regular para dormir, acordar, comer e para outras programações diárias.
·        O chá de camomila é sabidamente relaxante. Dê ao a criança uma dose na hora de dormir, conforme necessário.
·        Não utilize chás estimulantes como hortelã por exemplo
·        Existem suplementações importantes (consulte um profissional nutricionista)
·        Florais também são importantes coadjuvantes no alivio dos sintomas (consulte um profissional na área)


RECOMENDAÇOES GERAIS

Busque terapia e experimente modificação comportamental. Essas disciplinas ajudam a criança a entender o problema contra o qual está lutando, a estabelecer metas e padrões e reconhecer e avaliar seu comportamento. Podem ser de grande valia. Esses programas ensinam controles internos que podem ser usados em várias situações.
A criança aprenderá a oferecer recompensas pelos seus feitos e aprenderá a partir dos seus erros.
Coopere com seu médico ou terapeuta para desenvolver programas de modificação comportamental. É importante que o programa seja claro, facilmente entendido e facilmente executado por todos que dele participam - pela criança bem como pelos adultos.
É essencial que essas intervenções sejam realizadas com cautela e boa vontade, em um ambiente calmo e carinhoso. A criança deve participar com disposição.
Certifique-se de que os dois tenham entendido que esses programas objetivam ajudar e não punir.
Experimente atribuir uma tarefa pequena e rápida e insista delicadamente para que seja concluída. Em seguida, não deixe de agradecer e elogiar a criança quando a tarefa tiver sido concluída.
Faça com que a criança participe de projetos que ela goste para ajudá-la a concentrar-se. Aprender a concentrar-se alterará sua resposta ao mundo, gradativamente.
Lembre-se sempre de que, além de ter um desequilíbrio do sistema nervoso que transforma em tortura o simples ato de permanecer sentado, a criança hiperativa e inteligente entedia-se facilmente.
Coopere com a criança para ajudá-lo a realmente concluir um projeto. Concluir um projeto oferecerá uma idéia de competência e maior auto-estima. O domínio e conclusão de uma tarefa requer elogio.
Busque terapia para você e seu cônjuge. Para ajudar a diminuir os sentimentos de frustração e isolamento, os pais da criança hiperativa precisam de informação e apoio. Busque auxílio; certamente encontrará.
Você aprenderá a apoiar a criança e a ficar calmo e próximo, mesmo quando a situação parecer fora de controle.
Você também aprenderá que é importante que os pais tirem férias sem se sentirem estressados ou culpados por deixarem uma criança "difícil" com outras pessoas competentes.
Nunca é demais enfatizar a necessidade dos pais terem uma folga. Tire uma tarde, uma noite ou um fim de semana.
Entre em contato com uma pessoa que possa tomar conta do a criança. Ligue para seus pais e amigos.
Se você não fizer isso para o seu próprio bem, faça pela criança. Provavelmente você voltará se sentindo renovado, mais calmo e carinhoso..
Utilize música harmoniosa em tarefas escolares,  (clássica, flauta, cantigas em piano) som baixo, como ambiente mesmo (acalma e tranqüiliza a criança)m
Uma estratégia sempre eficaz: fale com a criança quando estiver dormindo em tom baixo,sussurando mesmo: Ex: O nome da criança e em seguida você é uma criança muito amada, nós (eu, etc.) gostamos muito de você. Fale tudo o que você gostaria de ouvir de seu pai, mae etc. (o subconsciente da criança, deixará registrado, nos próximos dias você perceberá que a criança estará propensa a ficar quieta como que ouvindo algo. Experimente! Isto serve nao somente para crianças hiperativas, mas a todas as pessoas que amamos.e
icamentos. Após um verão sem medicamento, talvez seja útil deixar que a criança

Uma contribuição:
http://forum.g-sat.net/psicologia-1339/hiperatividade-116081.html
http://www.clubedobebe.com.br/Palavra%20dos%20Especialistas/psi-daniela-04-01.htmhttp://www.portalnatural.com.br/index.php/doencas-e-tratamentos/662-hiperatividade-tratamentos-naturais


Eroni Lupatini - Nutricionista RT
Nutrição Clínica funcional
Clinica APTA - Terapias Associadas em Cascavel Paraná - 45-3223-1729 
site:  http://www.eronilupatini.com/


"Deixe o alimento ser seu aliado no combate a doenças e preservação da sua saúde"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários e dê sua opinião.Isto me ajudará a melhorar sempre. Obrigada.