Olá, seja muito bem vindo ao meu Blog.

Eu Sou Janet.
Reservei este espaço para mostrar algumas coisas de meu interesse. Espero que você, visitante, também goste.
Os posts que não são de minha autoria estão com os créditos e a fonte.
Obrigada pela visita e volte sempre.




quinta-feira, 29 de julho de 2010

Educação

Links para educadores e estudiosos

   

                                                                            

Editado por carla kostta
Para esta página foram selecionados sites e livros que apresentam e discutem - através de artigos, entrevistas, biografias, matérias informativas, notícias - as idéias de alguns dos principais pensadores da Educação, do Brasil e do Mundo, em várias épocas.
Não há fatos eternos, como não há
verdades absolutas. (Nietszche)

  Links

A evolução do pensamento pedagógico
Quadro que situa historicamente, os educadores representantes do pensamento pedagógico na idade antiga, média, moderna e contemporânea.
http://revistaescola.abril.com.br/pensadores/Arvore.html


Grandes Mestres
Examina o pensamento e a obra de educadores cujas idéias exerceram influência na educação.
Dentre eles: Rousseau, Herbart, Pestalozzi, Dewey, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire.
http://www.centrorefeducacional.com.br/mestres.html


História das idéias pedagógicas
Comentário sobre o livro de Moacir Gadotti que resgata as fontes inspiradoras do pensamento pedagógico no oriente e no ocidente.
http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=456


Desafios para a era do conhecimento
Texto de Moacir Gadotti que traz elementos para um debate sobre as perspectivas atuais da educação. Faz um balanço sobre práticas e teorias educacionais que atravessaram os tempos, que marcaram o passado, caracterizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro.
http://www.estadao.com.br/ext/educacao/desafio.htm


Os novos pensadores da educação
Apresenta um pouco do trabalho intelectual proposto por pesquisadores que vêm se dedicando a buscar caminhos para adaptar a realidade escolar aos novos tempos. Entre eles: Morin, Coll, Nóvoa, Hernandez, Toro, Perrenoud.
http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/repcapa.htm


Anísio Teixeira
Páginas que trazem depoimentos, artigos, biblioteca virtual, biografia e principais idéias do educador que d eixou profundas marcas em nossa educação, a partir da década de 30 e foi um dos principais articuladores da Escola Nova.
http://www.prossiga.br/anisioteixeira/

http://revistaescola.abril.com.br/
edicoes/0178/aberto/pensadores.shtml


http://novaescola.abril.com.br/ed/
114_ago98/html/historiaeducacao.htm


Alexander Neill
Principais idéias do educador escocês fundador da Summerhill School, na Inglaterra, que defendia o fim da hierarquia e da rigidez como forma de educar indivíduos livres e criativos.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=104&Pagina=4#materia


Antonio Nóvoa
Entrevistas com um dos maiores especialistas mundiais em formação de professores, o português Antonio Nóvoa.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=012

http://novaescola.abril.com.br/ed/
142_mai01/html/fala_mestre.htm 


Antonio Zabala
Entrevista com o educador espanhol que apresenta e defende algumas idéias sobre avaliação.
http://novaescola.abril.uol.com.br/
ed/138_dez00/html/zabala.doc


Bernard Charlot
Entrevista com o professor de Ciências da Educação da Universidade de Paris que dedica-se ao estudo das relações dos alunos das classes populares com o saber escolar.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=006


Bernardo Toro
Entrevista com o filósofo e educador colombiano que fala sobre os caminhos para a escola ensinar o convívio democrático, cuja base é a tolerância e dá sugestões práticas de como atingir esse objetivo na sala de aula.
http://novaescola.abril.com.br/ed/
149_fev02/html/fala_mestre.htm


Celestin Freinet
Apresenta marcos da trajetória do pedagogo francês defensor de uma escola ativa e cooperativa.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=11&Pagina=1#materia


César Coll
Apresenta a palestra proferida em videoconferência para a Rede do Saber. Faz algumas considerações sobre as relações entre Comunidades de Aprendizagem e educação escolar e até que ponto elas poderão conter elementos que ajudem a melhorar e transformar o sistema escolar atual.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=011

http://novaescola.abril.com.br/ed/
154_ago02/html/repcapa_qdo_coll.htm


Charles Hadji
Entrevista com o educador francês que aborda questões referentes à avaliação formativa.
http://novaescola.abril.uol.com.br/
ed/138_dez00/html/hadji.doc


Edgard Morin
Traz informações sobre as idéias do estudioso francês pai da teoria da complexidade que defende a interligação de todos os conhecimentos, combate o reducionismo instalado em nossa sociedade e valoriza o complexo.
http://novaescola.abril.com.br/ed/
154_ago02/html/repcapa_qdo_morin.htm


Emília Ferreiro
O texto aborda as contribuições das pesquisadoras Ferreiro e Teberosky com relação à alfabetização e também esclarece noções e termos usados dentro do referencial construtivista. A entrevista traz a preocupação com a aplicação em sala de aula d a proposta construtivista de alfabetização.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_a.php?t=001

http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=13&Pagina=1#materia


Fernando Azevedo
Biografia e informações sobre o educador, ensaísta e sociólogo brasileiro Fernando Azevedo, principal introdutor das concepções do sociólogo francês Émile Durkheim no Brasil. Ajudou a colocar a educação como prioridade na agenda nacional.
http://www.crefal.edu.mx/biblioteca_digital/enlaces/
educadores_latinoamericanos/brasil/fernando_azevedo.htm


Fernando Hernández
Apresenta resumidamente, a principal proposta do educador espanhol baseada nas idéias de John Dewey, ou seja a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas.
http://novaescola.abril.com.br/ed/
154_ago02/html/repcapa_qdo_hernandez.htm


Henri Wallon
Texto de Izabel Galvão que aponta as contribuições da obra de Wallon ao pensamento pedagógico, oferecendo subsídios para os educadores compreenderem e refletirem sobre sua relação com seus alunos e a organização do trabalho em sala de aula.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=009


Howard Gardner
O texto apresenta as principais idéias do psicólogo e pesquisador americano defensor da teoria das inteligências múltiplas.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=15&Pagina=1#materia


Jean Jacques Rousseau
Idéias de Rousseau, defensor de uma educação naturalista, que influenciaram diferentes correntes pedagógicas, principalmente as tendências não diretivas, no século XX.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=26&Pagina=1#materia


Jean Piaget
No 1º link, texto de Lino de Macedo, pode-se conhecer um pouco as características dos estágios de desenvolvimento, propostos por Piaget, relacionados ao período pré-escolar. Além disso, o autor indica questões importantes para uma possível aplicação da teoria piagetiana na pedagogia. No 2º link, o texto discorre sobre a não existência de conhecimentos resultantes de um registo simples de observações, sem uma estruturação devida às atividades do sujeito.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=004

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/
opombo/traducoes/piaget.htm


João Pestalozzi
Apresenta a contribuição do educador suíço para o pensamento pedagógico no que se refere aos princípios educacionais e o desenvolvimento da educação pública.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=28&Pagina=1#materia


Johann Herbart
Traz as principais idéias do pensador alemão que defendeu uma ação pedagógica orientada por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=29&Pagina=1#materia


John Dewey
Traz informações sobre um dos mais influentes pensadores na área da educação contemporânea que inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar o pragmatismo e a democracia como importantes ingredientes da educação. Posicionou-se a favor do conceito de Escola Ativa na qual o aluno deve ter iniciativa, originalidade e agir de forma cooperativa.
http://www.planetaeducacao.com.br/
new/colunas2.asp?id=447


http://novaescola.abril.com.br/ed/
159_fev03/html/pensadores.htm


Lourenço Filho
Apresenta um dos educadores responsáveis pela revolução modernizadora ocorrida na educação brasileira a partir do final do século 20. Idealizador do movimento da Escola Nova, ao lado de Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo. Teve intensa atividade teórica e administrativa, sempre ligado à democratização e à profissionalização do ensino.
http://novaescola.abril.com.br/ed/
167_nov03/html/pensadores.htm


Maria Montessori
Informações sobre a visão pedagógica da médica e educadora italiana e também, sobre o Material Dourado que destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

http://novaescola.abril.com.br/ed/
164_ago03/html/pensadores.htm


Ovide Decroly
Apresenta o pensamento pedagógico do educador cuja obra educacional destaca-se pelo valor que colocou nas condições do desenvolvimento infantil, no caráter global da atividade da criança, na função de globalização do ensino e na metodologia baseada no interesse na auto-avaliação.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=30&Pagina=1#materia


Paulo Freire
Traz uma série de informações sobre a vida e a obra do educador brasileiro que marcou a história da educação pela sua visão de mundo e pelos seus ensinamentos. Pôs em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a libertação.
http://www.paulofreire.org/Paulo_Freire/pf_.htm

http://novaescola.abril.com.br/especiais/
paulo_freire/paulo_freire.htm


Philippe Perrenoud
Entrevista com o sociólogo suíço e especialista em práticas pedagógicas, autor do livro Dez Novas Competências para ensinar.
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/
135_set00/html/perre_portugues.DOC


Pierre Levy
O filósofo francês, um dos maiores estudiosos da concepção de sistemas de informação inteligentes, apresenta suas idéias sobre a importância da Internet, a evolução do homem, inteligência coletiva e estágios da comunicação.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001

http://www.novae.inf.br/nomes/pierrelevy.htm

http://www.escolanet.com.br/levy/links.html


Rudolf Steiner
Informações sobre o filósofo austríaco criador da Pedagogia Waldorf que parte de uma concepção holística do homem, orientadada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo, fundamentados na Antroposofia.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=31&Pagina=1#materia


Vygotsky
O Texto apresenta importantes argumentos da teoria de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo conceitos que ajudam a refletir sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=003


Yves de La Taille
Em
entrevista, o psicólogo especializado em desenvolvimento moral, fala sobre como, apesar da crise por que passam, sobretudo na família e na escola, a moral e a ética continuam a ser pontos fundamentais na educação e desenvolvimento das crianças.
http://www.educacional.com.br/
entrevistas/entrevista0091.asp

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=005

----  voltar ao topo  --------------------------------------------------------------------------- 
  Livros

Biblioteca do CRE Mario Covas dispõe de grande quantidade de títulos, com autores variados, que abordam temas referentes aos pensamentos, idéias, concepções e práticas de vários estudiosos da educação. Escolhemos, para esta página, uma pequena amostra da riqueza desse acervo que se encontra à disposição dos interessados, para consulta e empréstimo.


Alexander Sutherland Neill

Título: Liberdade sem medo
Autor: NEILL, Alexander Sutherland
Local: São Paulo
Editora: IBRASA
Data: 1998

Título: 
Liberdade sem excesso
Autor: NEILL, Alexander Sutherland
Local: São Paulo
Editora: IBRASA
Data: 1987

Título: Minha luta pela liberdade no ensino: autobiografia e idéias fundamentais sobre educação do autor de “Liberdade sem medo”
Autor: NEILL, Alexander Sutherland
Local: São Paulo
Editora: IBRASA
Data: 1975



Anísio Teixeira
Título: Educação e o mundo moderno
Autor: TEIXEIRA, Anísio
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1969

Título: 
Educação não é privilégio
Autor: TEIXEIRA, Anísio
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1968

Título: Educação no Brasil
Autor: TEIXEIRA, Anísio
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1976



Antonio Nóvoa
Título: Avaliações em educação: novas perspectivas
Autor: NÓVOA, Antonio
Local: Porto
Editora: Porto
Data: 1993

Título: As organizações escolares em análise
Autor
NÓVOA, Antonio
Local: Lisboa
Editora: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional
Data: 1995

Título: 
Teleconferência 4: PEC formação universitária; trabalho docente: a
formação do professor face às demandas da atualidade (vídeo)
Local: Brasil
Produtora: Fundação Padre Anchieta
Data: 2001



Antonio Zabala
Título: A prática educativa: como ensinar
Autor: ZABALA, Antonio
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1998
ISBN: 85-7307-426-4

Título: 
Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula
Autor
ZABALA, Antonio
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1999

Título: 
Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar
Autor: ZABALA, Antonio
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2002
ISBN: 85-7307-808-1



Bernard Charlot
Título: Da relação com o saber: elementos para uma teoria
Autor: CHARLOT, Bernard
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2000
ISBN: 85-7307-631-3

Título: Os jovens e o saber: perspectivas mundiais
Autor: CHARLOT, Bernard
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2001
ISBN: 85-7307-881-2

Título: A idéia de infância na pedagogia contemporânea
Autor: KRAMER, Sônia; HORTA, José Silvério Baia
Fonte: Em Aberto - v. 1, n. 4, p. 26-35
Local: Brasília
Data: mar. 1982
Resumo: Apresenta as idéias principais desenvolvidas por Bernard Charlot em torno da concepção de infância na pensamento comum, na pedagogia tradicional e na pedagogia nova. Aponta as conseqüências práticas, questionando a utilização destas concepções para a elaboração de métodos pedagógicos.



Bernardo Toro
Título: 
O Banco Mundial apenas empresta dinheiro: os governos é que erram ao empregá-lo - entrevista com Bernardo Toro
Autor : SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão
Fonte : Presença Pedagógica - v.7, n. 39, p. 5-27
Local: Belo Horizonte
Data: maio/jun. 2001
Resumo : Consultor colombiano, com formação na área da Educação, traz uma perspectiva de análise da Educação na América Latina. Não apenas de como e por quê ocorrem os financiamentos, mas especialmente da importância de se levar em conta o bem-estar da população envolvida diretamente nos espaços educativos existentes.

Título: A educação existe porque o saber é um produto
Autor: TORO, Bernardo
Fonte: Acesso: Revista de Educação e Informática - n.15, p. 15-22
Local: São Paulo
Data: dez. 2001
Resumo: Trata do sistema formal de educação como sistema de reprodução do conhecimento; como pode transferir conhecimentos acumulados durante muito tempo, para grande quantidade de crianças. Discute, também o projeto democrático como projeto educativo.



Celestin Freinet
Título: O método natural
Autor: FREINET, Celestin
Local: Lisboa
Editora: Estampa
Data: 1977

Título: Modernizar a escola
Autor: FREINET, Celestin
Local: Lisboa
Editora: Dinalivro
Data: 1977

Título: 
Para uma escola do povo; guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular
Autor: FREINET, Celestin
Local: São Paulo
Editora: Martins Fontes
Data : 1996
ISBN: 85-336-0448-3



César Salvador Coll
Título: Aprendizagem escolar e construção do conhecimento
Autor: COLL, César Salvador
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2002
ISBN: 85-7307-347-0

Título: Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar
Autor: COLL, César Salvador
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1995

Título: Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional
Autor: COLL, César Salvador
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1998
ISBN: 85-7307-378-0 



Charles Hadji
Título: A avaliação, regras do jogo; das intenções aos instrumentos.
Autor: HADJI, Charles
Local: Porto
Editora: Porto
Data: 1994

Título: 
Pensar e agir a educação: da inteligência do desenvolvimento ao desenvolvimento da inteligência
Autor: HADJI, Charles
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2001
ISBN: 85-7307-773-5

Título: A formação permanente de professores: uma necessidade da era da profissionalização
Autor: HADJI, Charles
Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v.4, n.17, p. 13-16
Local: Porto Alegre
Data: maio/ jul. 2001 



Edgar Morin
Título: A religação dos saberes: o desafio do século XXI
Autor : MORIN, Edgar
Local: Rio de Janeiro
Editora: Bertrand Brasil
Data: 2001
ISBN: 85-286-0841-7

Título: 
Edgar Morin: ética, cultura e educação
Autor: PENA-VEGA, Alfredo (Org.); ALMEIDA, Cleide R. S. (Org.); PETRAGLIA, Izabel (Org.)
Local: São Paulo
Editora: Cortez
Data: 2003
ISBN: 85-249-0828-9

Título: Os sete saberes necessários à educação do futuro
Autor : MORIN, Edgar
Local: São Paulo, Brasília
Editora: Cortez, Unesco
Data: 2003
ISBN: 85-249-0741-X

Título: Roda Viva: Edgar Morin (vídeo)
Diretor: Marco Antonio Coelho Filho
Local: Brasil
Produtora: Fundação Padre Anchieta
Data: 2000



Emília Ferreiro
Título: Reflexões sobre alfabetização
Autor: FERREIRO, Emília
Local: São Paulo
Editora: Cortez, Autores Associados
Data: 1986

Título: Psicogênese da língua escrita
Autor: FERREIRO, Emília
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1987

Título: Teleconferência latino-americana sobre alfabetização, 1 (vídeo)
Local: Brasil
Produtora: EMBRATEL
Data: 1989
Resumo: Documenta palestras sobre a Primeira Teleconferência Latino-americana sobre Alfabetização realizada pelo Ministério da Educação brasileiro em São Paulo, em 1989, com o objetivo de estimular a reflexão sobre os desafios e as alternativas educacionais em Alfabetização do continente. Nesse programa, a Alfabetização foi discutida em três segmentos de debates: Políticas Públicas, com a participação do Ministro da Educação do Brasil, Carlos Sant'Anna, e dos representantes dos Ministérios da Educação do Peru, Armando Ruiz Fuesta; da Argentina, Nélida Boígorria; e de Cuba, Hermes Cavallero Correra. Alfabetização/Escolarização, com a participação de German Rama, diretor da CEPAL/Uruguai; Magda Becker Soares, professora da UFMG/Brasil; Jairo Nino, presidente da Comissão de Educação da Colômbia; e Emilia Ferreiro - IPN/México. Alfabetização, Educação de Adultos e Trabalho, com a participação de Paulo Freire, Secretário Municipal de Educação de São Paulo; Rosa Maria Torres, diretora pedagógica/Equador; Luiz Benevides - CREFAL/México; e Marcela Gajardo - FLACSO/Chile.

Título: Computador muda práticas de leitura e escrita
Autor: FERREIRO, Emília
Fonte: Acesso: revista de educação e informática - n. 15, p. 23-25
Local: São Paulo
Data: dez. 2001

Título: Uma reflexão sobre a língua oral e a aprendizagem da língua escrita
Autor: FERREIRO, Emília
Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v.7, n. 29, p. 8-12
Local: Porto Alegre
Data: fev/abr. 2004 



Fernando de Azevedo
Título: A educação pública em São Paulo: problemas e discussões
Autor : AZEVEDO, Fernando
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1937

Título: 
Velha e nova política: aspectos e figuras da educação nacional
Autor : AZEVEDO, Fernando
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1943

Título: Raízes da modernidade: o pensamento de Fernando de Azevedo
Autor: PÔRTO, Gilson Jr. (Org.)
Local: Taguatinga
Editora: Ativa
Data: 2004



Fernando Hernandez
Título: A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio
Autor: HERNANDEZ, Fernando
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1998
ISBN: 85-7307-366-7

Título: 
Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho
Autor : HERNANDEZ, Fernando
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1998
ISBN: 85-7307-440-X

Título: Os projetos de trabalho e a necessidade de transformar a escola
Autor : HERNANDEZ, Fernando
Fonte: Presença Pedagógica - v. 4, n. 20, p. 53-58; v. 4, n. 21, p. 29-37
Local: Belo Horizonte
Data: mar/abr. e maio/jun. 1998

Título: O diálogo como mediador da aprendizagem e da construção do sujeito na sala de aula
Autor: HERNANDEZ, Fernando
Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v. 6, n. 22, p. 18-21
Local : Porto Alegre
Data: jul/ago. 2002

Título: O tempo nos projetos de trabalho
Autor : HERNANDEZ, Fernando
Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v. 8 , n. 30, p. 12-15
Local: Porto Alegre
Data: maio/jul. 2004



Henri Wallon
Título: A evolução psicológica da criança
Autor: WALLON, Henri
Local: Lisboa
Editora: Setenta
Data: 1981

Título: As origens do caráter na criança
Autor: WALLON, Henri
Local: São Paulo
Editora: Nova Alexandria
Data: 1995

Título: As origens do pensamento na criança
Autor: WALLON, Henri
Local: São Paulo
Editora: Manole
Data: 1989

Título: Uma reflexão sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon
Autor: GALVÃO, Izabel
Fonte: ALVES, Maria Leila (Coord.). Construtivismo em revista
Local
São Paulo
Editora: FDE
Data: 1993
Série: Idéias, 20



Howard Gardner
Título: A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la
Autor: GARDNER, Howard
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1994

Título: Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade
Autor: GARDNER, Howard
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1999
ISBN: 85-7307-307-1

Título: Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas
Autor: GARDNER, Howard
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1994



Jean-Jacques Rousseau
Título: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens
Autor: ROUSSEAU, Jean Jacques
Local: São Paulo
Editora: Martins Fontes
Data: 1999
ISBN: 85-336-1030-0

Título: Do contrato social
Autor: ROUSSEAU, Jean Jacques
Local: São Paulo
Editora: Abril Cultural
Data: 1983
Série: Os Pensadores

Título: O contrato natural
Autor: ROUSSEAU, Jean Jacques
Local: Rio de Janeiro
Editora: Nova Fronteira
Data: 1991
ISBN: 85-209-0294-4

Título: Rousseau: a educação na infância
Autor: CERIZARA, Ana Beatriz
Local: São Paulo
Editora: Scipione
Data: 2003
ISBN: 85-262-1619-8



Jean Piaget
Título: Seis estudos de psicologia
Autor: PIAGET, Jean
Local: Rio de Janeiro
Editora: Forense-Universitária
Data: 1993

Título: linguagem e o pensamento da criança
Autor: PIAGET, Jean
Local: São Paulo
Editora: Martins Fontes
Data: 1986

Título: Sobre a pedagogia : textos inéditos
Autor: PIAGET, Jean
Local: São Paulo
Editora: Casa do Psicólogo
Data: 1998

Título: construção do real na criança
Autor: PIAGET, Jean
Local: São Paulo
Editora: Ática
Data: 2003
ISBN: 85-08-06125-0

Título: Para onde vai a educação?
Autor: PIAGET, Jean
Local: Rio de Janeiro
Editora: José Olympio
Data: 2000
ISBN: 85-03-00251-5



João Pestalozzi
Título: Pestalozzi: educação e ética
Autor: INCONTRI, Dora
Local: São Paulo
Editora: Scipione
Data: 1996
ISBN: 85-262-3096-4



John Dewey
Título: Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo; uma reexposição
Autor: DEWEY, John
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1979

Título: Democracia e educação: introdução à filosofia da educação
Autor: DEWEY, John
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1979

Título: 
Experiência e educação
Autor: DEWEY, John
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1979

Título: Vida e educação: a criança e o programa escolar; interesse e esforço
Autor: DEWEY, John
Local: São Paulo
Editora: Melhoramentos
Data: 1965



Lev Semynovich Vygotsky
Título: L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e jogo infantil
Autor: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de
Fonte: MARQUES, Waldemar (Coord.). A pré-escola e a criança hoje
Local: São Paulo
Editora: FDE
Data: 1988
Série: Idéias, 2

Título : Pensamento e linguagem
Autor: VYGOTSKY, Lev Semynovich
Local: São Paulo
Editora: Martins Fontes
Data: 1989

Título: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem
Autor: VYGOTSKY, Lev Semynovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N.
Local: São Paulo
Editora: Ícone
Data: 1991

Título: Psicologia e pedagogia
Autor: VYGOTSKY, Lev Semynovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N.
Local: Lisboa
Editora: Estampa
Data: 1991

Título: Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo
Autor: MARTINS, João Carlos
Fonte: TOZZI, Devanil A. (Coord.). Os desafios enfrentados no cotidiano escolar
Local: São Paulo
Editora: FDE
Data: 1997
Série: Idéias, 28



Lourenço Filho
Título: Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia
Autor : LOURENÇO FILHO, M. B.
Local: São Paulo
Editora: Melhoramentos
Data: 1974

Título: Educação comparada
Autor: LOURENÇO FILHO, M. B.
Local: São Paulo
Editora: Melhoramentos
Data: 1964

Título: Organização e administração escolar
Autor: LOURENÇO FILHO, M. B.
Local: São Paulo
Editora: Melhoramentos
Data: 1976



Maria Montessori
Título: Pedagogia científica: a descoberta da criança
Autor: MONTESSORI, Maria
Local: São Paulo
Editora: Flamboyant
Data: 1965

Título: Maria Montessori (1870 - 1952)
Autor: CHATEAU, Jean
Fonte: CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1978

Título: Educação Montessori: de um homem novo para um mundo novo
Autor: MACHADO, Isaltina de Lourdes
Local: São Paulo
Editora: Pioneira
Data: 1986



Ovide Decroly
Título Ovide Decroly (1871 - 1932)
Autor: CHATEAU, Jean
Fonte: CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1978

Título: El juego educativo: iniciación a la actividad intelectual y motriz
Autor: DECROLY, Ovide
Local: Madrid
Editora: Morata
Data: 1986



Paulo Freire
Título: Educação como prática da liberdade
Autor: FREIRE, Paulo
Local: São Paulo
Editora: Paz e Terra
Data: 2001
ISBN: 85-219-0109-7

Título: Educação e mudança
Autor: FREIRE, Paulo
Local: Rio de Janeiro
Editora: Paz e Terra
Data: 2001
ISBN: 85-219-0014-7

Título: Pedagogia do oprimido
Autor: FREIRE, Paulo
Local: Rio de Janeiro
Editora: Paz e Terra
Data: 2002
ISBN: 85-219-0005-8

Título: importância do ato de ler : em três artigos que se completam
Autor: FREIRE, Paulo
Local: São Paulo
Editora: Cortez
Data: 1994
ISBN: 85-249-0308-2

Título: Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar
Autor: FREIRE, Paulo
Local: São Paulo
Editora: Olho d'água
Data: 1998
ISBN: 85-85428-07-04

Título: Sobre educação: diálogos
Autor: FREIRE, Paulo;GUIMARÃES, Sérgio
Local: Rio de Janeiro
Editora: Paz e Terra
Data: 1986



Philippe Perrenoud
Título : As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação
Autor: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2002
ISBN: 85-363-0021-3

Título: 10 novas competências para ensinar: convite à viagem
Autor: PERRENOUD, Philippe
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2000
ISBN: 85-7307-637-2

Título : Dez novas competências para uma nova profissão
Autor: PERRENOUD, Philippe
Fonte : Pátio: Revista Pedagógica - v. 4, n. 17, p. 8-12
Local: Porto Alegre
Data: maio/jul. 2001 



Pierre Levy
Título: A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência
Autor: LEVY, Pierre
Local: São Paulo
Editora: Editora 34
Data: 2001
ISBN: 85-7326-200-1

Título : Cibercultura
Autor: LEVY, Pierre
Local: São Paulo
Editora: Editora 34
Data: 1999
ISBN: 85-7326-126-9

Título: Roda Viva: Pierre Lévy (vídeo)
Diretor: Marco Antonio Coelho Filho
Local: Brasil
Produtora: Fundação Padre Anchieta
Data: 2001
Resumo: Entrevista realizada com o pensador filósofo Pierre Lévy para o Programa Roda Viva, em 08/01/2001, onde aborda conceitos como organização, produção como chave para a revolução do ensino mundial. Aborda também os temas: realidade virtual, Internet, mundo digital, ciberespaço e TV interativa.






 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários e dê sua opinião.Isto me ajudará a melhorar sempre. Obrigada.